Último post

Da mudança de nome e alteração do registro civil

O nome é mais que um acessório ou simples denominação. Ele é de extrema relevância na vida social, por ser parte intrínseca da personalidade. Continue Lendo
  • Da mudança de nome e alteração do registro civil O nome é mais que um acessório ou simples denominação. Ele é de extrema relevância na vida social, por ser parte intrínseca da personalidade.
  • Alienação parental e dano moral: breves considerações O rompimento das relações amorosas sempre acarretará danos de ordem emocional aos sujeitos envolvidos, e o desejo de vingança, aliado aos sentimentos de raiva, perda, fúria e humilhação muitas vezes extrapolam a esfera íntima, se materializando em atos – muitas vezes ilícitos – que precisam urgentemente ser reprimidos pelo direito. É o que ocorre com a alienação parental. 
  • Abandono Afetivo: o dever de cuidado dos pais e a possibilidade de indenização por danos morais A privação de amor e carinho por um longo período de tempo, por parte de um dos genitores, pode desencadear carência afetiva, que no futuro poderá atrapalhar a maturidade cognitiva, física, emocional e social da criança.
  • A multiparentalidade refletida no direito sucessório O direito de família contemporâneo tem sofrido profundas modificações em decorrência das transformações culturais vivenciadas pela sociedade brasileira. A família, antes limitada a uma única estrutura estática, hoje se apresenta como organismo vivo, que constantemente se modifica, espelhando os anseios da sociedade na qual se insere.
  • Famílias Paralelas, Monogamia e as mudanças sociais “Negar existência de uniões paralelas, quer um casamento e uma união estável, quer duas ou mais uniões estáveis, é simplesmente não ver a realidade."
  • Quero me divorciar, e agora? Decidir que quer um divórcio é algo bastante difícil. Sabe o que pode ser ainda mais complicado? Contar para seu cônjuge que você tomou tal decisão. Por ser algo bastante sério, é importante pensar bem antes de conversar com a outra pessoa. Quando estiver pronto, prepare-se para discutir a questão de modo civilizado e respeitoso.